sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Uma garrafa no Mar de Gaza

Querida Tal Levine,
Acho que sua garrafa se afastou um pouco do Mar de Gaza... Na verdade ela fez uma bela travessia pelo Atlântico e chegou até o Brasil. Terra quente, de gente bonita e animada. Lugar que além de ser berço do samba, guarda também as raízes do MPB e cantores maravilhosos de rock nacional. Que apesar de conhecido pelo futebol, possui uma das melhores universidades da América latina e guarda excelentes autores.
Em sua carta você diz que é israelense e quer entender o problema Palestina, por isso pediu a seu irmão que colocasse esta garrafa no mar de gaza de forma que alguém a encontrasse e respondesse suas dúvidas. Bom... Posso dizer que seu desejo foi atendido e alguém realmente encontrou suas palavras, mas não quem você queria: um menino. Sua história pertence a você é por isso não vou contá-la aqui. Mas posso adiantar que vai ser emocionante, preocupante e muito bonita.
Só para situar a todos e ver se entendi realmente onde você está, vou fazer um pequeno flashback histórico. Seu lar, Israel, é uma terra prometida ao povo judeu que teve muitos problemas antes de se tornar efetivamente um Estado. Primeiro os judeus foram perseguidos por diversos outros povos e acabaram se dispersando pelo mundo, e, ao tentar voltar para casa, encontraram os árabes em suas antigas terras. Com o apoio dos EUA e da ONU conseguiram o direito de voltar para casa em um Estado, mas acabaram por desencadear uma guerra de tamanhas proporções que dura até hoje.
Por isso a Faixa de Gaza está separada de você. Por isso você não sabe o que acontece lá. E por isso você é ensinada a odiar os árabes. Mas quer saber? Tem um menino do outro lado que pode te explicar tudo se você tiver paciência para ouvir. Topa me levar junto em seu passeio pela fronteira?
Beijos
Ana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário