João Cabral de Melo Neto é um escritor de poesias sobre o Brasil e sobre a Espanha. Suas principais obras foram: O cão sem plumas, O rio e Morte e Vida Severina. Dizem que tais poemas se baseia todos no caminho do rio Capibaribe, que desaguá no mar em Recife, mas é não faz essa travessia sozinho, e sim acompanhado de muitos retirantes.

No livro Morte e Vida Severina da editora Alfaguara, há uma seleção de poemas desse escritor. Só tem um problema nos poemas desse autor tão brilhante: ele compara situações com outras que pouco tem em comum, o que torna a leitura um pouco cansativa, e difícil. Mas se você estiver disposto a deixar isto de lado então será presenteado com a visão poetizada da seca, dos retirantes, de paisagens do Recife e da Espanha. Só para mostrar o teor poético da obra, selecionei um trecho de um poemo que gostei muito: Diálogo. (Neste se passa uma conversa entre A e B)
"Procura-o no puro, como à procura do nada. É a luta também vazia entre o toureiro e o touro, vazia, embora precisa, em que se busca afiar em terrível parceria no fio agudo das facas o fio frágil da vida".
Indico esse livro para amantes de poesia, pessoas que procuram uma visão diferente do nordeste e dos retirantes e pessoas com muita imaginação, pois somente ela poderá te levar a compreender tudo o que o autor quis dizer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário