sábado, 24 de agosto de 2013

Revolução dos Bichos

Vivemos um momento de conturbação no cotidiano brasileiro. Tido como um povo tranquilo, feliz e hospitaleiro creio que conseguimos surpreender ao, finalmente, tomar uma posição contra a corrupção que a muito tempo esta incrustado em nossa política. Milhões de brasileiros saíram pelas ruas do país reivindicando seus direitos a muito tempo colocado de lado. Nunca pensei que fosse viver para ver o momento em que tal ato fosse acontecer...
Aproveitando esse momento de revoluções nada mais natural do que procurar um livro que tenha como assunto exatamente isso, revoluções. Minha escolha foi um clássico que a muito tempo minha mãe insistia para que lesse Revolução dos Bichos de George Orwell.
 A Rússia passou por uma grande revolução antes de se tornar comunista que teve como líder Lenin e Trotski. Depois da morte de Lenin houve uma disputa para tomada do poder: ou ele ficava com Trotski ou passava a Stalin. Ao final Stalin levou a melhor e conduziu a URSS em um período extremamente triste em sua historia. A historia desse livro é uma sátira dessa passagem, na qual os porcos lideram uma revolução para tirar dos homens o controle da fazenda e implantar um sistema em que fossem todos iguais.
No primeiro momento esse livro nao pode ser publicado, pois era um momento em que a URSS era uma importante aliada na luta contra a Alemanha nazista. Porém durante a Guerra Fria foi amplamente utilizado para a difusão dos malefícios do comunismo. Assim o próprio livro acabou entrando para a historia.
Como tinha acabado de estudar o conteúdo em historia, a leitura serviu como forma de fixar o conteúdo aprendido em sala de uma maneira leve. Acho que deveria inclusive ser colocado como livro paradidatico, já que promove interessantes discussões sobre o ser humano e suas varias facetas.
Achei o livro muito bem escrito mas o autor me ganhou realmente em suas introduções ao livro no qual ele diz: "no meu pais os liberais sao os que mais temem a liberdade e os intelectuais que jogam o intelecto na lama, para chamar atenção para esse fato escrevi este livro".
Voltando para os dias atuais eu realmente aprovo todas essas manifestações e se nao fosse por meus pais com certeza estaria nas ruas, porém elas também me trazem medo... E o medo nasce de que elas comessem a perder o rumo e se transformar em uma forma de espalhar baderna.

Acho que todos esses "revolucionários" brasileiros deveriam ler Revolução dos Bichos para se inspirar na historia e repensar pelo que eles estão realmente lutando.

2 comentários:

  1. Ana,

    Sou economista e li a revolução dos bichos muitos anos atrás.... Concordo com sua avaliação atual, pois qualquer revolução deve ter uma ideologia, o que ocorre com a revolução dos bichos ( princípio comunista). Precisamos encontrar nossa ideologia, para não virar baderna, como escreve, seja ela neo liberal, estadista, de esquerda...etc.... Recomendo alugar o filme ou ler 1984 de George Orwell, parece um pouco para onde estamos caminhando, quando falamos do Estado observando nós cidadãos e a liberdade de expressão x todos iguais..... depois me conta . Sou Eloisa, colega de seu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eloisa! Gostei das dicas... Vou colocar na fila hahahahaha :D

      Excluir