sábado, 24 de agosto de 2013

Um Porto Seguro

Quando a humanidade começou a lei que figurava era a do mais forte, aquele ditado muito bem citado "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Com a passagem dos tempos esse "sistema" foi adaptado para os novos conceitos que surgiam: liberdade, democracia, escolha. Porém vez ou outra aparecem facínoras tentando reviver o passado de brutalidade da civilização, grandes exemplos disso são Hitler e Stalin: grandes ditadores que quase levaram as pessoas sob seus domínios aos tempos das cavernas dizendo que na verdade estavam progredindo. Pessoas como esses dois criaram regimes de morte e servidão que levaram a crimes hediondos como o holocausto, a condenação de varias pessoas a forca ou ás fogueiras da Inquisição. Mas esse tipo de gente é facilmente identificado pois não consegue se contentar até chegar ao poder, o problema reside nas miniaturas destes: pessoas aparentemente comuns e pequenas que praticam crimes terríveis contra a humanidade. Quais são esses crimes? Preconceito, violência, homofobia, etc.
Vou colocar a luz em um crime considerado especialmente podre pela sociedade: a violência contra a mulher. Na nossa sociedade brasileira temos uma lei especial para enquadrar aqueles que cometem o crime de levantar a mão para uma mulher: a Lei Maria da Penha. Nos EUA ele é tratado, junto com abuso sexual e outros crimes, por uma Unidade Especial. Enfim, gracas a essa e outras medidas, agora a maior parte da violência é denunciada, porém ainda existe muito medo e o mito do "me desculpa, não gosto de bater em você, mas você mereceu".
Pensando exatamente no caso dessas mulheres reprimidas, que sofrem dia a dia, Nicholas Sparks escreveu Um Porto seguro, a historia de Katie (ou Erin), uma mulher que conheceu a violência do próprio marido e nem podia denunciar porque ele era a polícia. Passam os anos e ela vai descobrindo formas de esconder dinheiro do marido e bolando uma forma de fugir. E ela consegue!! Mas nem tudo será como imagina...
A chegada em uma cidade minúscula traz a redescoberta do amor de um modo que ela não podia imaginar e uma amizade pra lá de estranha. Será Kate forte o bastante para agüentar mais uma provação do destino?
Apesar do tema mais que emocionante não pude deixar ficar desapontada... Sempre ouvi que Nicholas Sparks era um dos melhores autores no mercado principalmente por A ultima musica e querido john, que até ganharam adaptação para o cinema, mas não foi isso que achei. Ao ler o livro descobri uma linguagem extremamente pobre e repetitiva que deixava o livro muito cansativo. Sem querer me gabar, mas em alguns trechos do livro cheguei a considerar que alguns dos meus textos eram melhores que aquilo.
Logo, recomendo com um pé atras... Por que se por um lado trata de um tema interessante e polemico por outro parece livro infantil. Entao esse vou deixar em aberto para a partir das minhas observações você tirar uma conclusão.

Só quero destacar mais um fato antes de ir... Sabe esse papo que mulheres são frágeis e inocentes? Não acredite! As vezes a inocência é apenas uma forma de esconder a força para só mostra-lá em momentos importantes. ;)

P.S.: Gostaria de agradecer pra uma das minhas melhores amigas... Uma pessoa linda que tenho a sorte de conhecer a 12 anos!! Obrigada pelo livro e por ser a melhor amiga que eu poderia pedir! Mesmo se a gente se afastar eu sei que posso contar com você e você pode contar comigo! Te amo!!

Os 13 Tesouros

Quando era pequena minha maior diversão era "caçar fadas". Acreditava cegamente que elas moravam nas mini casinhas que minha melhor amiga tinha na casa dela e perdi a conta de quantas vezes dormimos esperando uma delas sair.
Infelizmente para Tanya as fadas não são os anjinhos que falam nos contos de fadas, muito pelo contrario: elas a atormentam durante o sono e machucam-na. Depois de muitas noites mal dormidas sua mãe resolve mandar a filha para uma temporada na casa da avó e apesar dos protestos da menina, se mostra irredutível. Então Tanya parte para seu castigo de isolamento no Solar Elvesdebn, onde as únicas pessoas que veria pelo verão inteiro seriam sua avó (que aparentemente apenas a tolera pelo parentesco), Fabian (um menino apaixonado por ciências que é o único a lhe estender a mão como amigo), seu cachorro, o pai de Fabian (o caseiro mau-humorado da mansão) e o avô de seu amigo que parece ter enlouquecido após ser acusado de um crime que não cometeu.

Esse crime cometido no bosque proibido do solar, parece voltar a assombrar as crianças após todos esses anos. Em uma de suas buscas pela casa Tanya acaba por encontrar a biblioteca, e nela um livro que parece ser a solução para seus problemas: tudo sobre fada e como se proteger delas. Mas essa não é a única surpresa de sua temporada no solar: crimes estão sendo cometidos na cidade e a culpada parece estar se escondendo no subterrâneo da casa. Pois é... Aparentemente a maçante temporada na casa da avó não vai ser tão desanimada assim!
Michelle Harrinson lança sua primeira série e comprava a hipótese de que quanto mais se escreve melhor vai ficando, já que o livro começa de uma forma maçante, com excesso de informações, para se transformar em uma eletrizante aventura repleta de mistério, magia e personagens fantásticos.

Para resgatar a infância sem perder a aventura presente no espírito adolescente, recomendo Os 13 Tesouros, uma leitura relaxante e intrigante que vai trazer a tona uma grande pergunta: só por que não vemos algo, ele deixa de ser verdade?

P.S.: Gostaria de agradecer a uma amiga que me deu este livro de aniversário... Só pra me viciar em outra coleção?? Injustiça!!! hahahah! Brigada por tudo!! Filmes, conversas, discussões Edwart X Jacob... Obrigada obrigada obrigada! :D

Revolução dos Bichos

Vivemos um momento de conturbação no cotidiano brasileiro. Tido como um povo tranquilo, feliz e hospitaleiro creio que conseguimos surpreender ao, finalmente, tomar uma posição contra a corrupção que a muito tempo esta incrustado em nossa política. Milhões de brasileiros saíram pelas ruas do país reivindicando seus direitos a muito tempo colocado de lado. Nunca pensei que fosse viver para ver o momento em que tal ato fosse acontecer...
Aproveitando esse momento de revoluções nada mais natural do que procurar um livro que tenha como assunto exatamente isso, revoluções. Minha escolha foi um clássico que a muito tempo minha mãe insistia para que lesse Revolução dos Bichos de George Orwell.
 A Rússia passou por uma grande revolução antes de se tornar comunista que teve como líder Lenin e Trotski. Depois da morte de Lenin houve uma disputa para tomada do poder: ou ele ficava com Trotski ou passava a Stalin. Ao final Stalin levou a melhor e conduziu a URSS em um período extremamente triste em sua historia. A historia desse livro é uma sátira dessa passagem, na qual os porcos lideram uma revolução para tirar dos homens o controle da fazenda e implantar um sistema em que fossem todos iguais.
No primeiro momento esse livro nao pode ser publicado, pois era um momento em que a URSS era uma importante aliada na luta contra a Alemanha nazista. Porém durante a Guerra Fria foi amplamente utilizado para a difusão dos malefícios do comunismo. Assim o próprio livro acabou entrando para a historia.
Como tinha acabado de estudar o conteúdo em historia, a leitura serviu como forma de fixar o conteúdo aprendido em sala de uma maneira leve. Acho que deveria inclusive ser colocado como livro paradidatico, já que promove interessantes discussões sobre o ser humano e suas varias facetas.
Achei o livro muito bem escrito mas o autor me ganhou realmente em suas introduções ao livro no qual ele diz: "no meu pais os liberais sao os que mais temem a liberdade e os intelectuais que jogam o intelecto na lama, para chamar atenção para esse fato escrevi este livro".
Voltando para os dias atuais eu realmente aprovo todas essas manifestações e se nao fosse por meus pais com certeza estaria nas ruas, porém elas também me trazem medo... E o medo nasce de que elas comessem a perder o rumo e se transformar em uma forma de espalhar baderna.

Acho que todos esses "revolucionários" brasileiros deveriam ler Revolução dos Bichos para se inspirar na historia e repensar pelo que eles estão realmente lutando.

Simplesmente Ana

Toda a menina sonha em um dia se tornar princesa e ir viver em um novo pais cercada pelo luxo da realeza. Claro que a maior parte delas não consegue se elevar a um título de nobreza, sendo que posso citar os exemplos de Kate Midleton, a plebéia que se tornou princesa da Inglaterra, e Mia de o diário da princesa de Meg Cabot. Nessas férias porém, fiz uma nova descoberta: o reino da Króvia e sua nova aspirante a governante, a princesa Ana Carina, ou simplesmente Ana. Aliás é esse mesmo o nome do livro: simplesmente Ana.
 Ele conta a historia dessa nova princesa, nascida em Belo Horizonte, cursando faculdade de Direito e muito feliz em viver só com a mãe sem saber quem é o pai, acreditando cegamente na historia da mãe que o homem responsável pelo seu nascimento a tinha abandonado e muito feliz com sua paixão e sua melhor amiga. Mas tudo isso cai de uma vez quando por facebook (obrigada tecnologia) o rei da Króvia manda uma mensagem com o seguinte conteúdo: acho que sou seu pai.
A partir dai a historia dessa menina se torna um perfeito conto de fadas, com direito a vestidos, compras, baile, um quarto luxuoso e claro um príncipe encantado. Mas esse homem surge de um lugar inesperado e ela mesma acaba se atropelando. Será que esse conto de fadas terá o tão esperado final feliz? Porque até nessa historia perfeita tem uma bruxa com cara de fada.
Ah! Antes que me esqueça existe mais um mistério nessa fantástica historia: um sonho. Ana desde de pequena sonha com a mesma coisa: ela com um vestido amarelo ouro em meio a uma ventania até que por fim alguém, que ela nunca vê o rosto a salva. Mesmo já tendo consultado qualquer pessoa que pudesse ajuda-lá a decifrar esse sonho ele continua sem um sentido, e ela prefere acreditar que é simplesmente um sonho. Mas lá no fundo de sua mente algo grita, deixando a duvida.
Marina Carvalho é mais um exemplo de como aos poucos os livros brasileiros vão abrindo espaço junto aos best sellers internacionais. Com uma trama feita especialmente para relaxar e imaginar um futuro perfeito que pode estar te esperando na próxima esquina, ela deixou os dias (ou um dia no meu caso) mais coloridos e delicados. Recomendo para quem quer aquela leitura descompromissada, que não requere qualquer pensamento tirando owns.
Enquanto virava as páginas desse livro me senti lendo uma fanfiction. Como a maior parte das pessoas não sabe o que é, vamos explicar... Fan fics são histórias que garotas (ou garotos) escrevem contando uma fantasia com seu ídolo. Todas as que li eram românticas  e no estilo conto de fadas, ou seja, tudo sempre da certo no final. Essas historias são postadas em sites especializados, blogs, tumblers, ou nas redes sócias. Existem vários tipos de fic: longfic (historias que parecem saídas de livros), shortfics (algumas situações, geralmente com apenas um capitulo), hotfics (historias com situações um tanto picantes), fanfics interativas (você coloca seu nome na historia), e muito mais. Esse tipo de historia esta se tornando tao popular que esta saindo da internet direto para páginas de livros.
Enfim, esse livro é uma graça!! Recomendo, compre, leia e se divirta.... Porque a vida e muito curta pra ser sem graça!!

P.S: vou colocar alguns links de fic aqui. Mas ja vou avisando: todas são sobre a banda One Direction, a única que acompanho as fics... Não me julgue!!! A culpa é da minha melhor amiga que me apresentou esse viciaste gênero literário.
http://ohitsallso1d.zip.net/WeAreAllAScrewedUpMess.html


P.S 2: queria agradecer a minha professora de português e ao filho dela por terem me dado esse livro pelo nome que combina comigo. Obrigada!!

Cidade dos Anjos Caídos

Acho, alias tenho certeza, que muita gente não iria se importar de ter super-visão, super-velocidade, super-audição e super-força. Melhor ainda se com tudo isso vier a imortalidade, como se para sempre você tivesse 16 anos. Estou mentindo? Não né. Agora, você já parou para pensar como seria sua vida sem sua família e seus amigos? Provavelmente a resposta será é só fazer mais amigos e construir uma nova família mas não é bem assim. Primeiro você teria que se afastar, porque veja bem, todos envelhecem, como seria a reação de todos ao te ver sempre com a aparência de um garoto(a). Complicou um pouco né? Agora imagina que você é o único de sua espécie (sim, porque para viver para sempre você não poderia ser humano), que pode andar a luz do dia. Maravilhoso né? Só que esse seu poder acaba atraindo a atenção de outros interessados em usa-lo em um jogo do qual você não sabe e não quer fazer parte.
Se você entender o que está escrito acima vai se dar conta de uma parte do problema de Simon. Acrescenta ai que agora esse menino vegetariano tem que se alimentar de sangue (teoricamente humano, mas substituído pelo de animais), um problema de ordem amorosa envolvendo uma caçadora de sombras e uma lobisomem e só piorar a situação esse jovem ainda tem que mentir para sua mãe que agora é um ser semi-morto que não pode sequer pronunciar o nome de uma divindade. Ele tenta conciliar a sua vida vampiresca com a normal que escolheu não abandonar, mesmo que para isso tenha que lutar contra o impulso de dormir de dia. Agora complicou bastante né?
Nessa nova reviravolta Cassandra Clare explora um personagem que, na minha humilde opinião, já estava mais do que na hora de receber esse destaque: Simon, o garoto normal que se viu envolvido em uma historia que não era a dele, mas se recusou a abandonar a amiga por mais que ela o fizesse sofrer e acabou por se afundar nesse novo universo. Com o enfoque nele, Cassandra abriu a discussão sobre as diferenças para mais do que simplesmente a homossexualidade, e sim com a importância de se aceitar como você é, mesmo que cometa atos que faça com que se odeie é importante seguir em frente.
Ah! antes que me esqueça sua melhor amiga, Clary também lida com estranhos problemas como o comportamento do namorado Jace (que parece não quere-la mais por perto) e o casamento de sua mãe.
Enquanto esses "pequenos" problemas  acontecem para os dois amigos, a calmaria gerada após a morte de Valentim parece que teve o prazo de validade espirado. Caçadores de Sombras começam a aparecer mortos dentro de domínios dos integrantes do submundo, mas não são escolhidos a esmo, todos fizeram parte do Ciclo. A volta de uma anciã a cidade de forma clandestina parece ser a explicação que a Clave procura... Mas será?
Esse novo capitulo da vida dos nossos caçadores de sombras preferidos também vem acompanhado de personagens muito antigos... Mas muito mesmo! Tipo Adão e Eva... Sinistro!
Queria dizer que esse livro é bom, que bastava sentar e lê-lo sem compromisso... Mas não posso fazer isso e mentir para vocês, então... O livro é maravilhoso! Não conseguia ver de onde Cassandra iria tirar a continuação de uma historia aparentemente acabada, mas ela me surpreendeu, de novo! E lerê! E só para piorar a minha situação o livro não tem fim e estou viajando e não consigo comprar o próximo... :( SOCORRO!!!


PS: Esse é meu ultimo post sobre a serie Instrumentos Mortais (por enquanto) e gostaria de agradecer imensamente a minha amiga que me deu TODA a coleção de aniversario! Se não fosse ela, teria demorado anos para conseguir ler todos... OBRIGADA!

Cidade de Vidro

Cassandra Clare conquistou mais uma vez um espaço na minha estante com o livro Cidade de Vidro, a eletrizante continuação de Cidade das Cinzas. A autora, que dentre poucas me surpreendeu com a familiaridade com as palavras e historias que colocava nas paginas, novamente pinta um enredo cheio de surpresas, do qual não da para enjoar! Novos personagens se misturam aos já conhecidos, e alimentam ainda mais os mistérios da trama, uma volta inesperada também promete agitar a vida dos nossos queridos amigos. Socorro!!
Caçadores de Sombras foram criados da mistura do sangue divino do anjo misturado ao humano. O resultado? Uma espécie de super humanos, mas que não pertencem de fato a humanidade. Estas pessoas possuem o poder de desenhar marcas em suas peles que as confere alguns poderes, estes são utilizados na caça de demônios e/ou seres do submundo que ameaçam a raça humana. Desde criança são treinados para executar essa tarefa e se fazem presentes por todo o mundo, mas possuem uma cidade especial, um lugar em que estão a salvo de ataques e podem baixar a guarda: Alicante, a cidade de vidro.
Clary descobriu seu poder e quer visitar a cidade que agora também é seu porto seguro, além de ser o lugar onde se encontra a cura para sua mãe que permanece em coma, mas seu irmão Jace fará de tudo para impedi-lá, até mesmo se aliar ao antigo rival Simon, que agora também é parte desse mundo, mas de uma forma inesperada: como vampiro, e ainda por cima um diurno, ou seja, possui o cobiçado poder de andar durante o dia, mesmo sendo um dos filhos da noite.
Pior, agora Valentim já possui parte do que procura e sua vingança parece estar se encaminhando para o gran finale, a Clave precisa se unir e desvendar um jeito de parar essa loucura e restabelecer a paz. O problema é que a solução parece ser uma proposta inaceitável após tantos anos de auto-suficiência. Será que os corajosos e orgulhosos Caçadores de Sombras irão aceitar essa nova idéia, que parece ser a única saída?

Gostaria de deixar bem claro aqui, só para encerrar. Que não, eu não gosto do Jace, acho ele um orgulhoso, metido e rude, mas apesar de tudo torço para ele e Clary e não desejava que seu destino fosse esse... Ficou curioso? Entra na primeira livraria que achar, ou internet e compre esse livro!! Dica minha...