
Katniss Everdeen, tem 16 anos e vive a dura realidade do distrito 12, um dos mais pobres. Depois da morte do pai, ela lutou para manter viva a mãe e a irmã, aprendendo a caçar e se arriscando na floresta em busca de alimento e produtos para vender. Algum tempo depois de começar com essa rotina de sobrevivência ela conhece Gale, um outro jovem que perdeu o pai, e teve que lutar para manter a família viva. Os dois se tornam amigos e parceiros de caça. Tudo ia razoavelmente bem, ate o ano em que aconteceu o impossível.
Prim, a irmã de Katniss, acaba de completar 12 anos e pela primeira vez pode ser sorteada para participar dos Jogos. Uma ficha. Apenas uma. Mas o destino cruel, leva a mão de Effie ( a apresentadora dos Jogos), diretamente para aquele único pedaço de papel. E a partir daí tudo é muito rápido: Katniss se apresenta e toma o lugar da irmã e o tributo masculino é sortedo. Peeta Mellark. Um fantasma que assombra o complicado passado de Katniss.
Enfim, os preparativos para os Jogos começam. Flashbacks, presentes, viagens, novidades, roupas, mentiras, palavras, atos, beijos, romances, preenchem os pensamentos de nossa jovem no momento em que se abre a arena e... A guerra começa. Apenas um pode sobreviver. Apenas um leva a glória. Apenas um volta para casa... Será?
Muitas surpresas aguardam nossa protagonista nessa nova edição dos Jogos Vorazes.
Suzanne Collins prende o leitor do começo ao fim. Com uma narrativa de tirar o folego e deixar qualquer um de boca aberta.
O que é coragem? Suzanne soube explorar muito bem essa questão, mostrando as várias faces desse sentimento tão nobre e admirado. Mostra como a sociedade é feita de aparências, de como as máscaras das pessoas são feitas e aprimoradas. De como a felicidade pode estar nas coisas mais simples e próximas, não sendo necessário ir para longe de casa para sorrir!
O passado nos aprisiona? Convido você a descobrir a verdade junto com Katniss, lendo esse maravilhoso livro!